Comunicação e Criatividade
É muito importante aprender a desenvolver o pensamento criativo. Em primeiro lugar temos que aprender a desaprender, ou seja, temos que nos liberar dos antigos hábitos para poder questionar rever, descobrir, em seguida utilizar integralmente o cérebro, tanto do lado direito, da imaginação, criação, intuição, sentimento, quanto do lado esquerdo, da razão, da lógica, sistematização e planejamento.
Criatividade é a capacidade de gerar alternativas para se chegar a um objetivo. Quanto mais criativo você for, mais alternativas e mais possibilidades terá de fazer escolhas inteligentes.
A criatividade, a inovação e a atualização são fundamentais para o mundo de hoje.
As pessoas criativas são:
– empreendedoras;
– atualizadas;
– curiosas;
– perseverantes e persistentes;
– autodisciplinadas;
– auto-suficientes;
– motivadoras;
– lêem muito em busca da auto-realização.
Fatos favoráveis que facilitam a criatividade:
– motivar as pessoas;
– ver a realidade sob novos ângulos;
– gerar e aceitar novas idéias;
– usar os erros cometidos para aprendizagem;
– observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;
– saber usar o humor na hora certa e com a pessoa certa;
– desafiar as normas;
– aceitar as mudanças.
Obstáculos que impedem a criatividade:
– Usar frases feitas;
– paradigmas;
– chavões;
– desistência;
– conformismo;
– medo de errar;
– preguiça;
– excesso de lógica;
– falta de leitura e atualização;
– velhas idéias.
O mercado não perdoa os profissionais que não se atualizam, e, exige cada vez mais, profissionais polivalentes.
As empresas valorizam muito os funcionários que tem a capacidade de se comunicar com criatividade.
As pessoas influentes e criativas despertam respeito pelo poder, paixão por um projeto e entusiasmo por vencer um concorrente. As que têm melhor desempenho apelam à razão e aos fatos, argumentam, criam coligações, buscam apoio nos bastidores, dão ênfase às informações, e assim por diante.
Nos novos tempos, a atitude criativa é o combustível que movimenta todo e qualquer tipo de engrenagem.
O mais importante é reunir as seguintes qualidades:
– liderança;
– automotivação;
– empatia;
– confiança;
– profissionalismo;
– saber trabalhar em equipe;
– saber se comunicar;
– ter criatividade.
Lembre-se que as pessoas criativas e bem sucedidas exibem um alto grau de energia positiva, que se espalha pelo ambiente.
Numa empresa, o líder simpático, carismático e criativo, tem mais seguidores.
O que faz a diferença é o conhecimento acumulado, transmitido com criatividade. É o que faz com que uns se sobressaiam e outros não.
Se você só acumula informações e não usa da criatividade para transformá-las em conhecimento, você não tem nada, só citação dos outros.
Em criatividade não existem erros, existem ensaios.
Outro fator importante é não falar só em crise. Na verdade, o que existe em muitas pessoas é crise de imaginação, por isso, rompa os bloqueios, seja criativo e tenha sempre algo novo para oferecer ao mercado de trabalho.
Sempre haverá uma vaga para as pessoas criativas e atualizadas.
Seja uma usina de idéias e não de reparos.
Use a criatividade sempre para o bem social, para o progresso, para colaborar com um mundo melhor.
Manuela M. Rodriguez