Saber redigir e compreender textos é um desafio. Mas, dominar essa linguagem liberta e abre muitas portas. Participei de uma seleção em uma empresa conhecida que procurava uma funcionária que soubesse escrever bem textos, e-mail, cartas etc. Foi selecionada uma candidata, universitária formada, que preenchia vários requisitos exigidos para o cargo, menos a escrita. Abreviava tudo – escrevia como falava – e, nem sempre da maneira mais adequada. Era viciada em linguagem de Internet. No próprio teste escreveu “FUNFA” em vez de “FUNCIONA”. Lógico que a primeira providencia foi incluí-la num curso de Redação Comercial. Lembre-se que o texto só será bem aceito se tiver: Vocabulário preciso; Bom uso dos sinais de pontuação; Concordância entre os elementos da frase; Conectores e articuladores textuais adequados; Grafia correta. Por que será que no Brasil 20% da população é considerada analfabeta funcional? Falta de leitura! Há jovens, mesmo bem formados, que reconhecem que nunca leram um livro inteiro na vida. Por isso, essa falta de habilidade para escrever, além e uma deficiência generalizada em cultura geral. Veja as dicas abaixo para preparar um texto perfeito:é
1. Leia mais
Busque textos de qualidade, como livros, jornais e revistas. Preste atenção a nuances de estilo, vocabulário, argumentos etc. Eles podem ser modelos para seus textos.
2. Reescreva
Faça seus textos e exercite a escrita. Leia e reescreva se achar que fica melhor. Podem ser em cartas, um diário ou em um blog na Internet. Compartilhe com os outros e ouça a opinião deles.
3. Simplifique
Evite frases muito longas e escritas rebuscadas, com vocabulário difícil. Isso pode comprometer a compreensão do seu leitor, além de pedir ortografia e pontuação cuidadosas.
4. Seja formal
A linguagem com abreviações e gírias é comum e a maior parte das pessoas sabe utilizá-la. Por isso, tente fazer textos mais formais, deixando de lado esses vícios da escrita.
5. Estude
Busque sinônimos no dicionário, para não repetir a mesma palavra na sentença. Evite gerúndios como “vou estar enviando um e-mail” e se envolva em projetos que pedem a escrita.
Lembre-se que escrever bem não é sinônimo de escrever difícil.
A arte de escrever bem está em suas mãos.