A importância de saber escrever
Saber estabelecer uma comunicação escrita eficaz é fundamental para dar credibilidade ao trabalho, além de ser a chave para o sucesso e reconhecimento pessoal na empresa.
Menciono o relato que me foi enviado por um amigo selecionador de uma importante agência de empregos.
“O currículo de um candidato a emprego chama a minha atenção. No alto da página, o rapaz identificou-se corretamente, colocou suas credenciais, noções de inglês e de espanhol, domínio do computador. Fez questão de frisar que não era fumante, informado, certamente de que tem empresas recusando admitir quem fuma. O escorregão, feio, veio no fim: “AGRADESSO” a atenção dispensada”.
Fico impressionada como as pessoas, por falta principalmente da leitura, que não sabem escrever.
Na minha última palestra, com 340 profissionais de secretariado, de vários estados do Brasil, ditei 15 palavras, como: Cochicho – Sucinto – Xucro – Xará – Jerimum – Jiló – Berinjela – Extensão – Exceção – Estorno – Êxito – Hesitar – Ascensorista – Xereta – Enxergar e Muçarela. A média de erros foi de 8. Os próprios participantes ficaram indignados.
O Ministério da Educação, há poucos dias, publicou que: sete entre dez estudantes do ensino médio são reprovados em português.
Alguns exemplos:
- Na Rodovia dos Bandeirantes a polícia prendeu um carregamento com bobinas de algodão, que haviam sido roubadas, porque na nota fiscal estava escrito: BUBINAS.
- Placa em um supermercado: Na compra de um COXÃO, ganhe um TRABICEIRO.
- Roubo no Empório Santa Luzia: Por causa de um erro de português, a polícia prendeu uma quadrilha de 8 bandidos. Na perúa que os mesmos ocupavam estava escrito: IMPÓRIO SANTA LUZIA LTDA.
- Placa em banca de jornal: É proibido ESFOLEAR os jornais.
- Na estrada de Florianópolis a polícia prendeu um carro roubado, na placa estava escrito FRORIANOPOLIS.
- Email que recebi há poucos dias: Peço que me CONCEDÃO autorização….. Peço, também, mais informações sobre os CURÇOS.
Como escrever melhor
Um texto confuso é produto de um raciocínio igualmente confuso, enquanto um texto claro denota um raciocínio organizado. Isso pode ser decisivo em um processo de seleção, por exemplo.
Evite rebuscamentos e palavras desconhecidas. Em vez de deixar o texto mais bonito, elas dificultam o entendimento e comprometem a eficiência da mensagem. Tenha certeza do significado das palavras que utiliza. Às vezes, na tentação de impressionar, você pode passar um grande vexame. E não se esqueça: simplicidade é uma das qualidades de um bom texto.
Em um mercado de trabalho tão competitivo, quem domina a linguagem está à frente da grande maioria e tem muito mais chances de se destacar.
Quem não se interessa pela leitura, não se interessa pela cultura. Quem não lê muito, dificilmente conseguirá escrever bem. Os dois atos andam juntos e se fortalecem mutuamente.
Lembre-se, escrever bem é sinônimo de cultura e educação.
Se você não escrever corretamente, coloca a sua imagem e a da sua empresa em jogo.
Seu trabalho é sua “MARCA” e ela será a sua propaganda por muito tempo.
Boa comunicação
Manuela M. Rodriguez