Comunicação - Competência do século
As empresas valorizam cada vez mais os funcionários empreendedores, com boa comunicação, àqueles que fogem dos padrões, que criam, inovam, lideram e são curiosos.
O ato de comunicar-se abre possibilidades e leva a resultados. Um bom comunicador interage com o mundo, sem se deixar levar pelos acontecimentos. Ao comunicar-se, você consegue expor suas idéias, solicitar, declarar, proclamar, delegar, manifestar e, principalmente, criar novas possibilidades.
As empresas valorizam muito os profissionais que tem a capacidade de comunicar-se com criatividade.
Se você só acumula informação e não usa da criatividade para transformá-la em conhecimento, você não tem nada, só citação dos outros.
Atenção também para o corpo, ele fala… e não mente! E as pessoas prestam mais atenção a ele do que às nossas palavras. Isso significa que, se suas palavras não estiverem de acordo com sua aparência e com sua postura corporal, dificilmente acreditarão em você.
Então, sabendo disso tudo, comece a preparar-se para ser um bom comunicador.
Como preparar um bom texto
Não espere que as frases saiam prontas da sua cabeça, isso dificilmente vai acontecer. Comece a rabiscar as idéias, encarando o texto como um rascunho. Não tenha medo nem se sinta inibido em fazer isso. Se houver muita informação, faça um esquema de como o conteúdo será organizado.
O próximo passo é ir ajeitando, lapidando, até que o texto fique pronto. Depois de terminar o texto, leia atentamente o que escreveu. Pode parecer óbvio, mas muita gente não lê o que redigiu. Tenha em mente que essa é uma valiosa oportunidade de eliminar repetição de palavras, redundâncias, frases mal construídas e idéias vagas.
Outra dica é não considerar o texto terminado na primeira versão. Faça e refaça-o quantas vezes o tempo permitir.
Equilíbrio
Não exagere no tamanho das frases. Longas demais, elas confundem o leitor e fazem com que ele tenha que voltar para lembrar o que você escreveu no início. Muito curtas, podem indicar falta de domínio na linguagem. Portanto, o equilíbrio é fundamental.
Cartas - Início
Nas cartas, 20 anos atrás, o famoso início era:
• Venho pela presente informar . . ., ou,
• Vimos por meio desta comunicar . . .
Ora, não dá para vir por meio de outra, a não ser pela carta que está sendo escrita.
Cartas e e-mails atuais
• Informo . . .
• Comunicamos . . .
Inicie pelo verbo.
Seja objetivo
Vá direto ao ponto, prefira a ordem direta das frases. As ordens invertidas são mais adequadas para a literatura, em que o objetivo da leitura é apreciar não só o conteúdo, mas também a forma.
Para uma comunicação ágil e precisa, não convém tomar o tempo do leitor com supérfluos. Informe logo o que quer saber. A ordem é ser o mais claro e enxuto possível.
Não se esqueça que na escola da vida muitas vezes é preciso desaprender o que se sabe e buscar novas alternativas.
O segredo do sucesso é ser um eterno aprendiz. Esteja sempre atualizado, estude e leia muito.
BOA COMUNICAÇÃO.
Manuela Rodriguez