Dicas importantes para escrever bem
Saber estabelecer uma comunicação escrita eficaz é fundamental para dar credibilidade ao trabalho, além de ser a chave para o sucesso e reconhecimento pessoal da empresa.
Se você não escrever corretamente coloca a sua imagem e a da sua empresa em jogo.
Para se sair bem em qualquer carreira que tenha abraçado é essencial que saiba falar e escrever bem, então, siga as dicas abaixo:
- Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou???…Então valeu!
- Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
- Evite os modismos como: Quem gostaria? – Então? – Com certeza?
- Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
- Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de forma diferente; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
- Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, força desta forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas. NÃO ESCREVA ASSIM.
- Cuidado com a gramática, a ortografia e a pontuação:
– Cartaz na parede de uma fábrica: “Fexe o portão fas favor”.
– Cartaz em uma clínica: “Entre e messa a sua tensão arterial gratuitamente”.
– Cartaz em uma oficina: “Vende-se Bisicretas usadas”.
– Frases encontradas em cartas comerciais, atuais: – “Nosso interesse era muito grande em granjear a sua simpatia”. GRANJEAR = Conquistar.
“O relatório coloca em evidência inúmeras eivas”. EIVAS = Falhas.
“Sem mais, receba um grande amplexo”. O que é isto?
“Venho pela presente ou, Venho por meio desta”. Não venha por meio de nada, inicie a carta pelo verbo ou pelo assunto principal. - Use frases curtas e palavras simples. Não escreva como nos velhos tempos e evite palavras rebuscadas. Atualize-se.
- Não fique escrevendo nem falando, no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
Você sabia que em algumas empresas já existe o cargo de CAÇADOR DE GERUNDISMO? - Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
- Outra barbaridade que tu deves evitar Tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras. Nada de: Esse trem… Visse… Entendeu bichinho? O chente!
- Em conversações verbais ou no telefone, evite os diminutivos: queridinho, bonitinho, amorzinho, amiguinho, e, oi coração. Cada dia as empresas dão mais valor às pessoas que sabem comunicar-se bem, pois é através da comunicação que você mostra o seu potencial, o que pensa e o que sente. Quando você abre a boca já está sendo avaliado. Não se esqueça, também, da aparência, que é outro ponto forte da comunicação.
Boa sorte e boa comunicação!
Manuela M. Rodriguez