Sugestões da Manuela

Deixe sua marca e faça diferença

Sua carreira é de sua inteira responsabilidade, por isso, estude, estude, estude muito todos os dias.
Cuide da gramática e da ortografia. Um erro gramatical poderá destruir a sua imagem e a da sua empresa.

Comunicação:

É a comunicação que projeta a personalidade e o caráter das pessoas, imprimindo sua marca e deixando patente seu lugar no mundo. Preocupe-se com ela.

Cuide das competências que compõe um profissional de futuro:

– Comunicação
– Iniciativa
– Dinamismo
– Bom Humor
– Trabalho em equipe
– Ética
– Comprometimento
– Criatividade
– Auto estima elevada
– Saber Ouvir

Atenção para a Comunicação Escrita. OBJETIVIDADE:

Seja o mais objetivo possível. Quanto mais breves, claras e objetivas forem as mensagens, mais facilmente as pessoas entenderão. 
O nível de progresso de uma empresa está ligado à qualidade de suas comunicações escritas, internas e externas, por isso: 

– Esteja sempre atualizado e não use em suas cartas e em seus e/mails: 
• Vimos por meio desta/deste.
• Venho através desta/deste.
• Venho pela presente… ou, pelo presente.
Você não pode vir por outra/outro (só por meio da carta ou e/mail que está escrevendo), entre direto no assunto. 

– Não seja fingido, não use: 
• Estimado favor 
• Estimada carta, ou e/mail
• Prezado obséquio 
• Prezado pedido

Não use

“Tomo a liberdade de encaminhar a V. Sas. A (ao) presente, solicitando …” 
Por favor, tome a liberdade de iniciar a carta, ou e/mail pela palavra “Solicitando…” 

Não use estes finais nos documentos

• Sem outro particular para o momento … 
• Sendo o que tinha a informar… (você já informou) Em anexo… 
• Sendo o que se nos oferece para o momento… 
• Sem mais para o momento…(se tivesse mais, o diria no documento) 
• Com estima e consideração …(Não precisa ter nem estima nem consideração para terminar uma carta comercial ou um e/mail) 
• Subscrevemo-nos, ou, firmamo-nos… 
• Se tiver que agradecer “A ATENÇÃO”, por algum motivo, no final do documento, apenas coloque: Agradeço a atenção. Atenciosamente. 
• Carimbo (Deixe o carimbo para o correio ou para as repartições públicas). 

Não use

Em anexo…
Anexo à carta/E-mail…
Seguem em anexo…
Enviamos anexo…
Vimos solicitar…
Levamos ao seu conhecimento…
Conforme acordado…
Acusamos o recebimento…
Devido ao fato de que…
Temos a informar que…
Antecipadamente gratos…
Vimos informar…
Uma fatura no valor de R$…
Conforme segue abaixo…
Com referência ao…

Use

Anexo
Anexo
Anexamos
Enviamos
Solicitamos
Informamos
De acordo
Recebemos
Por causa
Informamos
Agradecemos
Informamos
Uma fatura de R$
Relacionado a seguir
Referente ao

CONFIE E MUDE, NÃO FAÇA MAIS CARTAS COMO NOS VELHOS TEMPOS. ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO.

Manuela Rodriguez